quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Blog do Cazé

José Maia Filho ( Mainha)
Alegria apressada

Nas rodas políticas formadas por partidários do prefeito Sílvio Mendes os sorrisos ganharam um centímetro a mais em cada canto de boca. A alegria está relacionada à escolha de José Maia (Mainha), pelo Democratas, para ser o candidato do partida a prefeito da capital, e não o presidente do partido, Valdeci Cavalcante. Mainha é ligado ao senador Heráclito Fortes, que por sua vez é amigo do prefeito. A campanha seria de boa vizinhança – avaliam os mais alegres na Prefeitura.

Os governistas municipais têm razão, em parte, devido ao comportamento do extinto PFL, em todos os pleitos em que enfrentou candidatos do PSDB. Houve um momento em que era preciso derrotar Alberto Silva, com o novíssimo Firmino Filho tirando vantagem da campanha pefelista, que também fazia do ex-governador o seu alvo predileto.

A grande diferença agora é que não existe um mito a ser derrotado. O pré-candidato do PT, Nazareno Fonteles, não tem os antecedentes administrativos e políticos de Alberto, que possam levar o Democratas a atacá-lo durante uma campanha em primeiro turno. Diferença de linguagem entre Mainha e o presidente do Democratas existe, mas ambos estão conscientes do papel a ser desempenhado pelo seu partido, que vai para a sua primeira disputa.

Sendo o Democratas um partido novo e o seu candidato a prefeito de Teresina um político jovem, em início de carreira, o mais provável é que Mainha saiba tirar proveito da discussão eleitoral, que inevitavelmente se acirrará entre o prefeito e o candidato do PT. Nesse aspecto é que se poderá avaliar o papel do senador Heráclito Fortes, um político que certamente tem planos para vôos mais altos no Estado em 2010. Quando o quadro se desenha dessa forma, não existe compadrio. Adversário é adversário.


Fonte: Blog do Cazé: http://raimundocaze.zip.net/