segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jovens são a nossa prioridade


Prezada amiga,
Prezado amigo,
A contribuição da juventude é insubstituível. Nada supera a força, o entusiasmo e a capacidade do jovem de enfrentar e vencer desafios. Por esta razão, acredito que a luta para fazer do Brasil o país de oportunidades que nossos jovens estão sendo obrigados a buscar em lugares distantes é um dos principais compromissos do Democratas.
Não é fácil ser jovem no Brasil. Aqui, a juventude, principalmente na periferia das grandes cidades, é a maior vítima da insegurança e do desemprego. O jovem vive numa encruzilhada: não consegue vaga no mercado de trabalho porque não têm experiência, mas só pode obter experiência se conseguir lugar no mercado. E tudo piorou com a crise da economia.
Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que 67,5% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos estão desempregados ou na informalidade. O déficit é maior entre as mulheres jovens (70,1%) e entre os jovens negros (74,7%). As jovens negras sofrem discriminação de gênero e de raça. O desemprego e a informalidade alcançam 77,9% das pessoas que pertencem a este grupo. Além de elevar os graus de escolaridade no país, o desafio é melhorar a qualidade da educação, segundo a OIT.
Temos de fazer bem mais. Na minha avaliação, precisamos construir uma agenda de emprego para a juventude que funcione, de forma rápida e efetiva. Temos de construir ainda as linhas gerais de uma nova política social. Para ser digna deste nome, esta política tem de garantir serviços educacionais eficientes e adequados. Precisamos de ações objetivas, funções definidas dos órgãos públicos, responsabilidades, prazos e metas. É o mínimo. Afinal, nenhum país constrói o desenvolvimento sem o talento e a energia dos seus jovens.

Um forte abraço e até a próxima semana,


Rodrigo Maia

Fonte: Boletim Informativo do Democratas

Deputados regulam uso da internet em campanhas

Autor da emenda que tratou da liberação do uso da internet nas campanhas eleitorais, o líder do Democratas na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse que em 2010 a internet terá um peso nunca visto nos pleitos do País. "É a chance de aumentar os votos de opinião. O eleitorado vai participar ativamente e não será um mero espectador. É a participação popular", comemorou Caiado. De acordo com o líder do DEM, a reforma eleitoral aprovada pela Câmara permite que sites de mensagens instantâneas, blogs e redes sociais de qualquer candidato, partido ou pessoa comum façam campanha a partir do dia 5 de julho de 2010. Caiado colheu nas últimas semanas opiniões sobre o assunto por meio do Twitter e de seu blog. "O principal é que não houve censura", ressaltou. A proposta proibiu ainda qualquer tipo de propaganda paga. Mesmo que de graça, fica vetada o uso de sites de pessoas jurídicas, com destinação profissional.

Fonte: Boletim Informativo do Democratas.